Diário de Viagem - 111/119 - 24/12/2006      Paris


 -x-x-x-x-x- . Hoje nosso dia tem destino certo, vamos conhecer o mundialmente famoso Museu do Louvre.
O nosso roteiro será realizado pelo caminho tradicional que nos leva normalmente as margens do Rio Sena e ao lado da Catedral de Notre Dame, isto porque pretendemos assistir a realização das solenidades do Nascimento do Senhor (Natal) que serão realizadas após as 22:00 horas e que devem terminar por volta da 1:30 da madrugada do dia 25.
Chegamos ao Rio Sena e nos dirigimos ao Museu do Louvre (ver a história do Museu), o acesso é feito por grandes portões existentes nos três lados da parte antiga do Museu.
Adentramos ao grande quadrilátero o qual tem apenas um chafariz em sua parte central.
Dirigimo-nos ao pátio lateral no qual foi construída a grande pirâmide de vidro.
O acesso a parte baixa do Museu é feito pelas escadarias localizadas dentro da pirâmide.
Na grande área estão localizadas maquinas vendedoras de tíquetes, restaurantes, e centro de informações.
De posse das entradas (8,50 por pessoa) começamos a nossa visita pela planta um onde estão objetos de arte, antiguidades egípcias, antiguidades gregas, pinturas (pinturas francesas, grandes formatos e pinturas italianas do século XVI e XVII), artes gráficas e sala de exposições temporais.
Como não poderia deixar de ser entre os 35.000 itens catalogados no Museu do Louvre, o nosso interesse principal e prioritário neste momento em que nos dirigimos para a área das pinturas no bloco denominado Denon, queremos ver La Gioconda (Monalisa).
Chegamos ao nosso objetivo, no grande salão existe um grande painel que divide a área e ao um metro e meio de distância do piso esta o mais famoso dos itens do Museu, um quadro de mais ou menos 60x50 cm, estando distante das pessoas que aqui ocorreram para ve-lo e que ficam mais ou menos 2 ou 3 metros de distância e terminantemente proibido de fotografar.
A fiscalização é bastante rígida e ostensiva visto que toda a área que abrange pinturas famosas, principalmente francesas e italianas tem restrição total quanto a fotografias.
Na mesma planta visitamos Afrodita, também conhecida como Vênus de Milo.
Durante 5 horas circulamos por áreas denominadas, Sulli, Richelieu, inclusive nas áreas históricas do Louvre.
Visitamos os fossos do Louvre Medieval.
As instalações que representam um pouco da vida de Napoleão Bonaparte e nos mostram o luxo existente naquela época, os grandes tapetes, os imensos lustres, porcelanas, pratarias, etc. Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar... As 17:00 horas nos dirigimos ao nosso Hotel com os suprimentos para segunda a noite e com a "champagne francesa" para comemoração do natal, após a celebração religiosa.
As 19:00 saímos com destino ao Rio Sena e Notre Dame de Paris, no caminho ligamos para nossos familiares no Brasil, para desejar-lhes um Feliz Natal.
A nossa ceia de Natal foi em uma Restaurante de massas e pizzas.
Escolhemos cauzone, pizza calabresa, um bom e especial vinho francês (16,50 euros), sobremesa e café.
As 21:30 chegamos a Catedral e estava terminando a missa internacional das 20:00 horas, conseguimos nos acomodar na quinta fila da nave principal e a Catedral em todo o seu espaço estava totalmente tomada pelos fieis.
Entre as 22 e 23 horas foi feito uma projeção sobre o nascimento do Menino Jesus "Lumen de Lumine/Lumiere née de La lumiere".
Entre 23 e 24 horas Veillée de Noel! Musica Sacra com órgão e coral de crianças, jovens e adultos, da matriz de Notre Dame de Paris.
As 24:00 teve inicio a celebração da Messe de Minuit (missa do meia-noite) presidida por Andre Vingt-Trois, arcebispo de Paris.
As cerimônias foram muito bonitas e tocantes.
Observamos que a maior parte das pessoas permaneceram todo o tempo das celebrações, fazendo com que os grandes espaços da Catedral estivessem o tempo todo tomados.
Chegamos ao hotel as 2:15, fomos saborear uma torta de maça acompanhada de uma verdadeira "champagne francesa".


Click nas fotos para ampliar.

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Proximo Diário     Home