Diário de Viagem - 104/119 - 17/12/2006      Madri


 -x-x-x-x-x- . Começamos o dia dentro do famoso "Trem Hotel Lusitânia", que faz o percurso Lisboa a Madri.
Em nossas andanças pela Europa temos usado bastante o transporte ferroviário e até agora somente os trens do país basco é que não se apresentam dentro da catégoria européia, entretanto ficamos muito decepcionados com o Trem Lusitânia, muito lento o que deveria ser um trem expresso revelou-se um verdadeiro pinga pinga (aquela que para em todos os pontos, alem de parar ainda "espera" os retardatários).
Saímos ontem as 22:01 de Lisboa e chegamos em Madri as 9:15 da manhã.
Nosso projeto prevê a saída de Madri para Paris pelo Trem Hotel Francisco de Goia, sabemos que o próximo trajeto provavelmente será feito em velocidade maior pois se trata de um percurso 100 por cento maior que o anterior e a duração da viagem dever ser de 13 horas, assim sendo já providenciamos as passagens para o dia 20 as 19:00 horas.
Madrid (ou Madri) é a capital e a maior cidade em Espanha, tal como no município de Madrid e na Comunidade autónoma de Madrid.
A cidade foi edificada nas margens do rio Manzanares, no centro do país.
Devido à sua localização geográfica e histórica, é juntamente com Lisboa o centro financeiro e político da Península Ibérica.
No seguimento da restauração da democracia, em 1976, e a adesão à CEE, em 1986, a cidade de Madrid tem vindo a desempenhar um papel importante na economia europeia, tornando-se num dos principais focos financeiros do Sul da Europa.
Madrid contemporânea segue-se à morte de Francisco Franco e o fim da ditadura.
Os anos de regime austero de Franco deixaram Madrid e a Espanha num estado economicamente lastimoso, devido sobretudo à isolação do resto do mundo.
Com a sua morte, a Espanha adquiriu um novo papel internacional.
A burocracia centralizada em Madrid e a centralidade que precederam Franco resultaram numa maior autonomia das regiões de Espanha, num moderno e bem sucedido sistema.
Madrid está entre as cidades mais importantes da Europa, desempenhando um papel fulcral no sul do continente e na ligação entre a União Europeia e a América Latina.
A cidade tem mais de três milhões de habitantes, como qualquer grande metrópole europeia.
Aqui em Madri nos alojamos na Calle Magdalena que é transversal a Calle Atocha que tem o seu inicio em frente a grande estação madrilena de Atocha.
O nome do hostal é La Vera.
Nossa primeira visita hoje foi a Paróquia de El Salvador y San Nicolas - esta foi a Igreja do Hospital de Nossa Senhora do Amo de Deus, fundado em 1552 pelo Irmão Anton Martin primeiro companheiro e sucessor de San Juan de Deus falecido em 1553, onde assistimos a missa dominical das 12:00 a qual estava lotada, apesar de que se trata de uma igreja pequena.
Apenas para dar uma idéia do frio no momento, a maior parte das senhoras (maiores) estavam desfilando grandes casacos de pele (lindos).
Depois da missa retornamos ao hostal para nos instalarmos(só após as 12:00 horas), a seguir saímos pela Calle Atocha em direção ao centro da cidade, passamos pela Plaza Mayor que estava totalmente tomada por pessoas circulando entre inúmeras barraquinhas contendo produtos natalinos.  Nosso roteiro, Cidades pelas quais já passamos e iremos passar... Nossa caminhada nos levou a Plaza do Sol, fomos visitar o Urso (ursinho) a qual estava em clima de domingo, com um movimento de pessoas muito grande circulando pelas ruas adjacentes.
Seguimos pela Calle do Arenal em direção ao Teatro Real que esta em frente a Praça do Oriente.
Ao chegarmos na Praça do Oriente tivemos a nossa atenção despertada para a grande quantidade de estruturas tais como: globos metálicos com pequenos vasos preparados como tochas, árvores com lâmpadas suspensas, peças distribuídas pelos canteiros para serem utilizadas como tochas, tudo estruturado como enfeites de vésperas de Natal.
Ficamos sabendo que tal iluminação iria funcionar nos próximos dias, assim sendo deixamos para ver amanhã a noite (segunda-feira).
Circulamos pela grande praça frontal ao Palácio Real e fomos até as proximidades da Catedral de Nossa Senhora de Almudena.
Seguimos em direção ao nosso hostal pela Rua do Sacramento, passamos pela puerta cerrada, um pequeno largo, que por volta das 17:00 apresenta um grande numero de pessoas e um grupo de músicos que tocavam alegremente independente da baixa temperatura predominante aquela hora.
Seguimos até a um locutório onde fizemos um acesso via internet, lemos os e-mail e atualizamos nossa página, aqui em Madri tivemos facilidade técnicas para a atualização.
Fizemos um abastecimento necessário e retornamos ao hostal para uma boa noite de sono que devera nos recuperar da noite mal dormida no Trem Hotel Lusitânia.


Click nas fotos para ampliar.

Mendes  @   Rosa Maria

Voltar para Fotos     Proximo Diário     Home